Acesso Móvel Não-Licenciado (UMA - Unlicensed Mobile Access), fornece acesso a serviços de telefonia móvel GSM e GPRS utilizando tecnologias do espectro de rádio-frequência que não necessitam de licença, como Bluetooth e WiFi (802.11). Ao implantar a tecnologia UMA, provedores de serviços podem permitir que os assinantes habilitados façam "roaming" e "handover" entre Redes Móveis Celulares e Redes sem fio Não Licenciadas (públicas e privadas), se utilizarem telefones celulares dual-mode. Com UMA, os assinantes recebem uma experiência de usuário consistente tanto em serviços móveis para voz como para serviços de dados, mesmo fazendo a transição entre os diferentes tipos de redes.

A fim de promover a adoção generalizada da tecnologia UMA, uma série de empresas líderes na indústria wireless desenvolveram em conjunto um grupo de especificações abertas. Estas especificações estão disponíveis através do site www.umatechnology.org, e pode ser usado por fornecedores e operadoras de sistemas de comunicação sem fio e aplicações para desenvolver e implantar soluções interoperáveis.

Além do desenvolvimento e manutenção das especificações iniciais, as empresas participantes trabalham junto com as normas 3GPP (3rd Generation Partnership Project) para utilização destas especificações como a base para o estabelecimento de um padrão formal.

Parte 2 >