Como Funciona

Um assinante de telefonia móvel que possua um aparelho dual-mode devidamente habilitado para UMA, pode se movimentar entre redes sem fio não-licenciadas e manter-se conectado.

Ao conectar-se, o aparelho entra em contato com o Controlador de Rede UMA (UNC - UMA Network Controller) através de uma Rede IP de banda larga, para ser autenticado e autorizado seu acesso aos serviços GSM de voz e dados GPRS, tudo isso através de uma Rede sem fios não-licenciada.

Se aprovado, as informações da localização do assinante já armazenadas na Rede Central serão atualizadas, e desse momento em diante todo o tráfego de voz e dados será encaminhado através da Rede de Acesso Móvel Não-Licenciada (UMAN - Unlicensed Mobile Access Network) ao invés da Rede de Acesso de Rádio Celular (RAN - Radio Access Network).

Roaming : Quando um assinante habilitado para utilizar UMA movimenta-se para fora do alcance de UMAN que ele estava conectado, o UNC e o aparelho facilmente encontram uma Rede externa Licenciada e fazem "roaming" de volta. O processo de "roaming" é completamente transparente para o assinante.

Handover : Se um assinante estiver ativo em uma chamada de voz GSM ou sessão de dados GPRS, e chega ao alcance (ou fora de alcance) de uma Rede sem fio não-licenciada, a sessão de voz ou de dados passa automaticamente entre as redes de acesso sem interrupção do serviço. Handovers são completamente transparentes para o assinante