Usuários de telefonia celular preferem utilizar WiFi ao invés de conexões 3G ou 4G

Uma recente pesquisa realizada no final de 2012, com mais de 1.000 usuários, mostra o aumento da preferência pelo WiFi

por Matt Hamblen, Computerworld

Usuários de Smartphones e Tablets preferem WiFi ao invés de uma conexão de dados celular, e consideram o WiFi mais barato, rápido, fácil de usar, confiável e até mesmo mais seguro do que o celular.

Esta é a conclusão de uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos, para usuários de telefones celulares e tablets, e que surpreendeu uma grande empresa americana fabricante de equipamentos de rede. A maioria do especialistas consideram as redes de dados celulares, com a 4G LTE, muito mais seguras do que WiFi.

"É surpreendente que as pessoas em geral tenham a percepção de que as Redes WiFi são tão seguras ou melhores do que as Redes Celulares, quando sabemos que é o contrário," disse Stuart Taylor, diretor do Internet Business Solutions Group da Cisco, que conduziu a pesquisa.

Ele comentou que o WiFi pode ficar mais seguro utilizando senhas, mas é muito suscetível a ataques que não são tão frequentes e fáceis com conexões celulares.

Ainda, a pesquisa mostra também que 35% dos usuários de Tablets e SmartPhones acham que WiFi é mais seguro, comparado com 34% para redes celulares. Com exceção da "melhor cobertura" da rede celular, a maioria acha que WiFi tem menor custo, maior velocidade, estabilidade da conexão, melhor performance para as aplicações e a facilidade de uso. A cobertura WiFi tem melhorado de maneira geral, com um maior número de hotspots gratuitos.

Parte 2 >